Tudo sobre proteínas
- Ana Paula Camasmie
- 8 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2023

Escutamos e lemos que consumir proteínas é importante principalmente quando falamos em ganho de massa muscular, mas primeiro vamos falar sobre a proteína, o que é? Por que a proteína é tão importante para o nosso corpo? Onde encontro? Quanto devo consumir?
As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas (ligação química entre duas moléculas), então, para formar uma proteína você precisa de vários aminoácidos juntos. Talvez você ainda não saiba, mas as proteínas são essenciais para o desenvolvimento dos músculos, cabelos e unhas. Consideradas nutrientes construtores, elas afetam hormônios e auxiliam a produção de anticorpos. Consumir a quantidade ideal de proteínas vai além da construção muscular, faz bem para a saúde como um todo!
Mas calma! Não precisa desesperar com os termos técnicos. É importante saber que as principais fontes de proteínas você consegue encontrar nos ovos, carnes, leite e derivados, e também nos vegetais com uma biodisponibilidade menor tais como: leguminosas e grãos.
O cálculo para o consumo de proteína ele varia entre 1,2 a 2,2g/kg de peso, por exemplo, se você pesa 80kg o consumo recomendado de proteínas ele pode variar entre 96g a 176g, vai depender muito do seu objetivo e estado atual.
Se você treina pesado, quer emagrecer ou ganhar músculos a sua necessidade proteica vai será maior e, por isso, muitos buscam a suplementação de proteínas para conseguir atingir a quantidade recomendada diária. Outros optam pela praticidade ou para complementar uma refeição.
Ganhar músculo vai muito além de um corpo perfeito, ter uma estrutura muscular maior é sinônimo de saúde, além de ajudar no emagrecimento por regular todo o metabolismo também previne osteoporose, quedas, fraturas e ajuda na mobilidade.
Essa quantidade de proteína deve ser fracionada em pelo menos 4 refeições, sendo que após o treino você tem uma necessidade maior de proteínas para te auxiliar na síntese proteica (consiste na capacidade do músculo captar aminoácidos promovendo a manutenção e/ou o crescimento das células musculares), por isso, é muito comum a suplementação de whey protein após o treino.
Outros suplementos também são utilizados para otimizar a síntese proteica, como o aminoácido Leucina e outros aminoácidos essências que tem a capacidade de ajudar na produção de energia, recuperação muscular, auxilia nos distúrbios associados a sarcopenia e hipertrofia.
Aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos que consegui-los por meio de alimentos e/ou suplementos. Estudos mostram um aumento na síntese proteica usando esses aminoácidos essenciais isolados ou associados com um whey protein.
Está vendo! Não é tão complexo assim, espero que nós da Topway tenhamos esclarecido suas dúvidas sobre proteínas. Qualquer dúvida deixe seu comentário aqui.
Artigo escrito por Ana Paula Camasmie, nutricionista CRN MG 10961.
Comentários